Ninguém volta o mesmo de um intercâmbio

Quando nossos pais tinham seus 20 e poucos anos, talvez eles não imaginassem que o mundo um dia estaria tão ao alcance das mãos. A crescente valorização dos intercâmbios estudantis é fruto da globalização e de uma importante mudança de mentalidade: o conhecimento é um bem no qual vale a pena investir.

Nós, brasileiros, cada vez mais percebemos o quanto temos muito para aprender e ensinar ao mundo. Em outros tempos, passar uma temporada estudando no exterior parecia um luxo acessível apenas a membros de famílias ricas ou gênios que consguissem uma bolsa estudantil. Felizmente, essa impressão é completamente ultrapassada.

Hoje sabemos que as fronteiras não estão assim tão distantes. Com esforço e boa orientação, podemos aproveitar valiosas oportunidades para explorar o mundo, a preços e condições muito mais simples do que nossos pais poderiam sonhar. Somos uma geração privilegiada e já crescemos com a consciência de que intercâmbio é um investimento para a vida toda.

Muito mais do que aprender uma língua, os benefícios de estudar em outro país vão além. Apenas quem já viveu uma experiência dessas sabe o quanto cada minuto tem o poder de transformer para sempre a sua vida e visão de mundo.

Viver em outro país vai te mostrar com mais clareza quais os caminhos para melhorar o Brasil – e quais os encantos que só nós temos e devemos nos orgulhar muito. Tão longe de casa você vai amadurecer, descobrir coisas incríveis das quais é capaz de fazer e nem imaginava.

Fazer amigos dos mais diferentes países, conhecer aquela cidade que você só via por fotos, aprender como outra sociedade funciona e absorver os seus valores… Quem sabe, ao final, querer ficar mais tempo e descobrir que, sim, é possível.

Se dar conta de que não há portas no mundo que não podem ser abertas!

Quer saber um bom investimento? Faça um intercâmbio! Pode ser apenas um mês, ou três, seis… Pode ser aos 18 anos, 25, 30 e tantos ou 40 e além. Sempre valerá a pena e te agregará muito mais do que a fluência em um idioma. Certamente te fará uma pessoa melhor.

Deixe Seu Comentário